Pelo Direito De Envelhecer



Segue o diálogo:

Humano 1 - Comprei a tinta de cabelo, mas ainda nada..
Humano 2 - oba!!! não entra nessa não, achando que cabelo branco é bonito. só se for nas véias que andam por aí rsrsrsr

...

Fiquei dias pensando nessa conversa. DIAS. 
Na conversa e na audácia de não uma, mas diversas pessoas. 
Pois não foi só uma vez que ouvi algo do tipo.

Sim, eu tenho cabelo branco! (Oh meu deus! the horror! Como ela tem coragem??)

E não vou pela cabeça de ninguém.
Eu acho bonito. 
Acho forte. Marcado. Libertador. 

E amigx, você não tem ideia do quanto isso me irrita.
Que me mandem digam para pintar os cabelos. 
Não vejo homens sendo cobrados disso. Nunca. Nuuuuunca.

E é uma cobrança chata e feia de mulher para mulher.
Cadê a sororidade ?
Cadê o direito de envelhecer com dignidade ?

Pinto se me der na telha.. se nao me der não pinto.
Não tenho medo de envelhecer...

Tenho cabelo branco, rugas, estrias, celulites e tudo que tenho direito. 

Tenho marcas. De luta, De felicidade. De cansaço.

Me irritam pessoas que acham que tem direito de opinar sobre a sua aparência. 
E me irrita essa coisa de "só o homem pode envelhecer e relaxar"
"Só homem pode ter cabelo branco e barriga" 

"Roooarr! A mulher não pode.. tem que esconder que tá ficando velha..botar botox, silicone, cobrir os cabelos e aparentar 25!"

Nah.. Me desculpem vocês, mas não entro nessa não.

E não cobrir os cabelos não me faz ser menos vaidosa..
Hoje eu tô me sentindo linda. Tô cheirosa, maquiada, bem arrumada. 
Meu cabelo acordou de bom humor. 
A make caiu bem, tá tudo combinando e tô de bem comigo.

O cabelo branco não muda nada disso. Não desmerece o esforço que tive e tenho em me cuidar.
:)

É uma cultura de desvantagem..

Por exemplo, o carinha que conheço (vamos chamá-lo de Karl) tem uma puta mecha branca e linda! E escuto comentários do tipo "que charmoso ele é com aquelas benditas madeixas brancas"

Agora..em mulher é feio ? falta de vaidade ? desleixo ?

Li um texto incrível recentemente da Mirian Goldenberg sobre a intolerância feminina frente ao envelhecimento. Veja aqui

Pra mim é simples. Não pinto pelo direito de envelhecer.. de embranquecer.
E pinto pelo direito de mudar de ideia. 

O cabelo é meu. São decisões que eu devo tomar e não ser abordada com cara de quem saiu de casa sem banho. Rs. É só cabelo, cara :)

Enquanto isso... a caixa tá lá.. fechada. me olhando, me julgando, tentando me seduzir com suas tonalidades. 

Uma hora eu caio nos cantos dela. Ou não.


E tudo bem também :)

Agora... vai ter cabelo branco, sim! E se reclamar ainda passo rinsagem  =) 


Até! 

x

Comentários

Postagens mais visitadas